Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the thegem-elements domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/indesparcom/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the thegem domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/indesparcom/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/indesparcom/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio thegem foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/indesparcom/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
Fazenda Rio Grande | Polo de Crescimento no Território Gralha Azul

Fazenda Rio Grande: um polo de crescimento no Território Gralha Azul

Setores de serviços, indústria e comércio são os pilares que impulsionam a economia local, tornando a cidade atrativa para investidores, turistas e novos moradores

A cidade de Fazenda Rio Grande, localizada no chamado “Território Gralha Azul”, tem se destacado como um polo catalisador de pessoas e mão-de-obra, impulsionando o desenvolvimento da região. Com uma estratégia de atuação voltada para fortalecer e dinamizar as cidades que compõem o Território Gralha Azul, incluindo Agudos do Sul, Balsa Nova, Campo do Tenente, Campo Magro, Contenda, Mandirituba, Lapa, Piên, Quitandinha, Rio Negro e Tijucas do Sul, Fazenda Rio Grande se destaca pela busca da melhoria do ambiente de negócios e estímulo ao empreendedorismo, tornando-se um hub fundamental.

“Estamos focados em criar um ambiente propício para o empreendedorismo e negócios, fomentando o crescimento sustentável da região”, afirma Gastão Gonchorovski, diretor geral da Indespar, empresa do setor de desenvolvimento imobiliário e incorporações. O Indespar tem estudos para ajudar investidores e empresas que queiram se consolidar na região de Fazenda Rio Grande.

Os setores de serviços, indústria e comércio são os pilares que impulsionam a economia local, tornando Fazenda Rio Grande um polo atrativo para investidores, turistas e moradores que chegam ao município em busca de um lugar para estabelecer vínculos.

Muito além de Fazenda Rio Grande

Uma estimativa populacional recente realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reforçou a ascensão da cidade. Sete municípios do Paraná, incluindo Fazenda Rio Grande, experimentaram um aumento no coeficiente que determina a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A cidade viu seu coeficiente crescer de 3,00 para 3,20, como informado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

“Esse aumento de coeficiente não é apenas um indicador numérico, mas representa a força dessa comunidade que tem um compromisso com o progresso”, ressalta Gastão Gonchorovski.

O crescimento populacional de 82,27% aferido pelo Censo 2022 em relação ao último levantamento realizado pelo instituto, em 2010, comprova o crescimento exponencial do número de habitantes do município. A população atual da cidade está em 148.873 habitantes.

“Nós não podemos pensar em Fazenda Rio Grande como uma ilha isolada. A cidade tem conectividade com outros territórios e segmentos, inovação tecnológica, o setor social, a área ambiental, todo esse ambiente em torno do território que a Indespar abrange e ao qual não podemos ficar alheios”, pondera o diretor de operações e coordenador chefe de análise de mercado da empresa Indespar, Eduardo Fernandes.

Esse avanço resultará em uma parcela maior do FPM, que será destinada a investimentos nas diversas áreas necessárias para o desenvolvimento sustentável de Fazenda Rio Grande, um ambiente próspero para negócios nas mais diversas áreas, principalmente, nos setores de serviços e construção civil, que estão aquecidos. Logo, as empresas que almejam trazer seu negócio para o município tendem a encontrar bons terrenos e disponibilidade de mão-de-obra para trabalhar.

“Nossa cidade está em um trajeto de crescimento promissor, e estamos comprometidos em aproveitar ao máximo as oportunidades que surgirem a partir deste avanço”, conclui Gonchorovski.