Cases para desenvolver espaços inovadores em municípios ao redor do país foram apresentados em um painel no segundo dia da Smart City Expo Curitiba 2023. Gastão Gonchorovski, diretor da Indespar, foi o moderador do painel “A governança no planejamento territorial”.
O painel discutiu o modelo de experimentação e inovação de Foz do Iguaçu no ambiente urbano, que começou em 2020 em parceria com a Itaipu Binacional e a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), juntamente com o governo municipal, para criar uma “mini-cidade inteligente” em um bairro de 15.000 habitantes.
Os desafios para o desenvolvimento de cidades inteligentes no Brasil incluem questões burocráticas e testar a tecnologia na vida diária dos cidadãos. Jean Vogel, presidente da Câmara de Cidades Inteligentes da Federação das Indústrias de Santa Catarina, enfatizou que a governança começa com a definição de um modelo para onde a cidade deseja se desenvolver.
#SCECWB2023 #cidadesinteligentes #inovação #tecnologia #sustentabilidade #expo #acessibilidade #mobilidade #fazendariogrande #curitiba #fazendamerece
#profazfrg #indesparnegocios #routeimoveis